domingo, julho 16, 2006

Bom teste em Friburgo!!


E ao terceiro jogo de preparação o Benfica perdeu. Diante de um rodado Sion, a equipa de Fernando Santos mostrou-se apática na primeira parte e dominadora na etapa complementar. Apesar das falhas defensivas ficaram excelentes indicações. Exemplos? A classe demonstrada, a tempo inteiro, por Rui Costa e a irreverência de um Mantorras que “durou” uma hora.

Inconsequente

Fazendo alinhar logo de início os jovens Diego, no lugar de Beto, e Tiago Gomes, fazendo a posição de Léo, Fernando Santos quis premiar as boas indicações deixadas por ambos nos dois primeiros encontros da pré-temporada. No entanto, o grande destaque da equipa titular do Benfica foi a inclusão de Miccoli no “onze”, tendo o italiano actuado 35 minutos e evidenciado as características do costume: rapidez, técnica, inteligência na desmarcação e espírito de sacrifício.

No entanto, diante de um Sion onde alinharam os ex-benfiquistas João Manuel Pinto e Carlitos, o Benfica apresentou-se algo lento nas transições defesa-ataque e pouco consistente nos flancos. O primeiro minuto até mostrou fogo de vista, com Rui Costa a isolar Marcel com um toque de calcanhar, mas tendo o brasileiro permitido a defesa de Vailati. Logo de seguida foi a vez de Anderson, na sequência do respectivo pontapé de canto, cabecear para novo momento vistoso do guardião do Sion. No entanto, acabou por ser o grémio suíço a colocar-se em vantagem, num golo apontado por João Manuel Pinto, a encostar após um ressalto na área benfiquista, no seguimento de uma marcação de um livre.

O Benfica acusou o toque e tropeçou em si mesmo, partindo para meia-hora de domínio inconsequente e raramente criando perigo na área adversária. E foi já com Mantorras em campo (entrou a substituir Miccoli) que os suíços chegaram ao segundo golo (talvez na segunda vez que incomodaram Moreira) num bom trabalho de Obradovic que, após fintar Diego, atirou rasteiro e colocado para o fundo das redes.

A reacção

No entanto, e antes que os muitos emigrantes presentes no Estádio Saint Léonard, em Friburgo, começassem a ficar realmente desiludidos com este Benfica, o inevitável Mantorras tratou de acalmar as hostes e elevar o ânimo antes do intervalo. Corria o minuto 44 quando o nº9 recebeu um passe curto de Marcel e, após virar-se, desferiu uma bomba a 25 metros da baliza que só parou no fundo das redes adversárias.

A história da segunda parte resume-se ao ataque continuado do Benfica – sempre comandado por um soberbo Rui Costa – e às perigosas investidas do Sion, quase sempre pelo lado direito onde Virgile dava água pela barba ao então lateral-esquerdo Nélson. Actuando com Fonte, Marco Ferreira, Beto, Manduca e Paulo Jorge, o Benfica criou algumas oportunidades de golo, mas viu o guarda-redes adversário negar o golo do empate. Disso mesmo se pode lamentar o 10 do Benfica que, após uma jogada de insistência iniciada por Mantorras, rematou em arco mas para a estirada de Vailati. Como quem não marca sofre, eis que o irrequieto Virgile elevou para 3-1 aos 81’, rematando cruzado, após ter corrido largos metros na faixa direita do ataque do Sion.

No entanto, o momento do jogo estava reservado para o pé direito do maestro do Benfica. Rui Costa recebeu um passe de Mantorras e chutou forte e cruzado para um golo de belo efeito. E foi o melhor jogador em campo quem esteve perto de empatar a contenda quando, em pleno minuto 90, após sentar dois adversários, enviou um míssil ao qual Vailati correspondeu com a defesa do jogo. A primeira derrota do Benfica não ensombra, assim, a fabulosa exibição de Rui Costa (12 anos depois, voltou a marcar pelo seu clube do coração) e a valiosa entrada em cena de um irrequieto Mantorras.

Ficha de Jogo:Estádio Saint Léonard, Friburgo, Suíça
SION
Vailati; Sarni, João Manuel Pinto, Meoli, Gaspoz; Di Zenzo, Tariq Chihab, Reset, Obradovic e Carlitos; KuljicTreinador: Nestor Clausen
BENFICA
Moreira; Nélson, Anderson, Ricardo Rocha e Tiago Gomes; Diego, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa; Miccoli e MarcelTreinador: Fernando Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom teste?!!!!!!!!!!!!ahahahahah